Pensamento aleatório: Amizade nunca morre

IMG_7718.JPG

Hoje é dia do amigo e a data é muito propícia para uma breve discussão sobre amizade. Tantas mudanças acontecem, tantas histórias acabam sendo vividas, tanta coisa pra lembrar junto a muita coisa pra falar.

Vivemos muitos momentos bons rodeados por amigos. Quando crianças, temos vários amigos! Todos são amigos de todos. Não há nenhuma rivalidade, intriga ou preconceito. Crescemos um pouco e chegamos no ensino fundamental. A quantidade de amigos reduz um pouco, as afinidades acabam se tornando principais motivos de rejeição ou atração a amizades. O acesso ao conhecimento e diferentes modos de pensar fazem com que os preconceitos e rejeições sejam maiores. Saímos da escola e fazemos outros amigos no trabalho ou na faculdade. O ciclo muda. E continua a mudar.

Muitos amigos começam a namorar, outros te ignoram depois de ouvir um não, outros te ignoram porque conheceu outros amigos, outros não veem a hora de você virar as costas pra poder falar de você, outros só te procuram quando brigam com os namorados, outros te ignoram porque conheceram pessoas mais interessantes e que podem prover experiências diferentes, outros porque já não se identificam com o seu modo de pensar e, talvez, nem ignoram por um motivo específico.

Acredito que os amigos vão ignorando outros amigos porque esquecem dos momentos que já passaram juntos. Das risadas, das madrugadas conversando dentro do carro, dos dias aflitos esperando o resultado de um exame de gravidez, das festas, das noites mal dormidas, do suporte quando um amigo está doente, de algum momento em que apenas estar presente fisicamente seja o melhor presente. Não precisa muito.

Parece que cada um está correndo atrás de seus próprios interesses. Mesmo porque é muito bom ter uma pessoa deixada no banco de reservas para quando você estiver emocionalmente instável, não é mesmo? Para quando você precisar, com apenas uma mensagem ela estará pronta para te ajudar.

Mas amigo mesmo é aquele que estará presente sem você pedir e sem você necessitar nada em troca. Amigo é aquele que após anos, conta os dias pra te ver. É aquele que mesmo com os milhares quilômetros de distância, lembra que você existe e que se importa em saber como você está, se está bem e torce para isso. É aquele que liga pra saber se você precisa de alguma coisa. É aquele que fica mal quando você não pode sair. É aquele que te apoia ao saber que você está doente ou que foi roubado.

Não é preciso muito. Quantidade nunca foi mais importante que qualidade. A verdadeira amizade é aquela que se mantém forte, apesar de todos os obstáculos e, acima de tudo, ainda faz o seu coração bater mais forte e seu sorriso mais brilhante. Feliz dia do amigo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s