Artigo de opinião: As mães do mundo artístico

mae

O dia das mães é comemorado, desde 1917, todo segundo domingo do mês de maio. Anna Jarvis, uma americana, diante da morte de sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, para a Guerra Civil, decidiu organizar um dia especial para homenagear as mães e mostrar a importância da figura materna para as crianças.

Foi só em 1914 que o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, tornou oficial o segundo domingo de maio como dia das mães. No Brasil, a data só foi oficializada em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Há quem diga que o apelo econômico da data é o que motiva a comemoração. Outros dizem que a importância da data e da importância materna é o que motiva. Entretanto, exaltar a figura materna deve ser um dever diário e não apenas em uma data específica.

No cinema podemos encontrar os diferentes tipos de mãe: as mais comportadas, mais recatadas, outras mais inteligentes ou delicadas. É a diversidade que nos faz crer que o dia das mães é mais importante do que se parece. Seguindo o artigo, separei cinco mães da comédia cinematográfica para representar todas as mães do mundo artístico e demonstrar a importância delas para o desenvolvimento das histórias.

Dra. Tess Coleman

sexta-feira
Créditos: Walt Disney Pictures, 2003.

Interpretada por Jamie Lee Curtis no remake de “Sexta-Feira Muito Louca” (2003), Tess Coleman é uma psicóloga de sucesso, tem dois filhos e ainda consegue dar conta de um novo relacionamento amoroso. A história tem como principal eixo a troca de personalidades entre a doutora e sua filha Anna. Como as duas não possuem nada em comum, a comédia se dá nas adversidades encontradas pelas duas, uma no corpo da outra.

Marge Simpson

Marge
Créditos: Twentieth Century Fox, 2004.

A grande mãe dos cabelos azulados e do desenho animado “Os Simpsons”. Há mais de duas décadas, Marge continua sendo a mãe que, mesmo com defeitos, é inesquecível. Seus três filhos, Bart, Lisa e Meg, têm personalidades diferentes e, por esse motivo, muitas confusões acabam ocorrendo, muitas brigas, mas, também, muitas gargalhadas.

Viola Fields

a sogra
Créditos: New Line Cinema, 2005.

O filme se chama “A Sogra” (2005), mas Viola é o tipo de mãe super protetora. Jane Fonda dá a vida a uma ex-apresentadora de TV que, ao ver que seu filho encontrou uma nova namorada, faz de tudo para acabar com o romance do novo casal. Viola é apresentada como uma mãe que tenta proteger o filho Kevin a qualquer custo, o que acabou criando um filho tanto quanto mimado.

Nenê Silva

nene
Créditos: TV Globo, 1972-2010.

“A Grande Família” é a série de televisão que mais fielmente representa a família brasileira. Nenê é a mãe de dois filhos, Bebel e Agostinho, é uma dona de casa com grandes habilidades na cozinha e é carinhosa com todos.

Kate Baker

doze
Créditos: Twentieth Century Fox, 2003.

Por fim, não poderia deixar de citar a mãe das doze crianças do filme “Doze é Demais” (2003/2005). Dedicada, sentimentalista, escritora de um livro de sucesso e ainda consegue administrar doze filhos como ninguém. É, talvez, a mãe mais forte entre todas as mães das comédias citadas. Enfrentou muitas dificuldades, financeiras e familiares, mas, mesmo assim, continuou firme.

Referências:
FERNANDES, Cláudio. “Dia das Mães”. Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm&gt;. Acesso em 06 de maio de 2016.
Doze é Demais. Direção: Shawn Levi. Produção: Robert Simons, Michael Barnathan e Ben Myron. Twentieth Century Fox, 2003. DVD (99 min).
A Sogra. Direção: Robert Luketic. Produção: Paula Weinstein, Chris Bender e JC Spink. New Line Cinema, 2005. DVD (101 min).
A Grande Família: 10 Anos. Direção geral: Maurício Farias. TV Globo, 1972-2010. DVD (6 horas).
Os Simpsons vão para Hollywood. Produção: James L. Brooks, Matt Groening e Sam Simon. Twentieth Century Fox, 2004. DVD (88 min).
Sexta-Feira muito louca. Direção: Mark Waters. Produção: Andrew Gunn. Walt Disney Pictures, 2003. DVD (97 min).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s